Segundo a PRF, foram jogados mil litros de esgoto na BR-452, em Rio Verde. Empresa diz que falha é do motorista e afirma que ele foi demitido. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um caminhão limpa fossa que despejava dejetos às margens da BR-452, em Rio Verde, no Sudoeste de Goiás. Por meio de uma denúncia anônima, a polícia chegou ao local e verificou que aproximadamente mil litros de dejetos foram despejados.
De acordo com a polícia, o motorista alegou que a estação de tratamento de esgoto de Rio Verde estaria fechada e, por isso, jogou o material no acostamento da rodovia.
Além disso, segundo a PRF, o veículo ainda estava com a situação irregular e não poderia estar trafegando. “Não tinha alguns equipamentos obrigatórios, faltavam faixas refletoras de segurança e o veículo também estava com o licenciamento vencido”, afirma o policial Alexandre Souza.
Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vão verificar as condições do solo e a área afetada, mas adiantaram que se o laudo técnico comprovar a contaminação, os responsáveis serão punidos. O caso pode inclusive ser encaminhado ao Ministério Público.
Segundo o Ibama e a PRF este não é um caso isolado. Já foram registradas outras denúncias, mas, segundo eles, é difícil conseguir o flagrante, pois quando as equipes são acionadas os caminhões já não estão mais no local.
A proprietária da desentupidora disse que a falha foi do motorista e afirmou que o condutor foi demitido. Segundo a empresa, a regularização do veículo já foi providenciada.
Fonte: G1.globo.com |