Você está em:
Notícias



Apucarana e Ibaiti recebem Caminhadas na Natureza

Neste final de semana serão realizados mais dois circuitos do programa Caminhadas na Natureza. No sábado (15), em Apucarana, na região Norte do Estado, acontecerá o Circuito Noturno da Lua Cheia. Na manhã de domingo (16) será a vez de Ibaiti, na região Central do Paraná, receber o Circuito Amorinha.

Segundo Clarice Bastarz, do setor de Turismo Rural na Agricultura Familiar do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro), da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, os dois circuitos desta etapa têm características distintas dos demais já realizados. “Não só pela questão do horário noturno em Apucarana, mas pelos dois roteiros estabelecidos pelos organizadores locais, que trazem boas surpresas pelas paisagens e ainda ações programadas para os percursos”, diz.

Ela afirma que entre os objetivos das caminhadas está o fortalecimento da agricultura familiar por meio da geração de renda, além da valorização do patrimônio cultural e natural do campo.

Na Caminhada Noturna, em Apucarana, o início do roteiro será na Fazenda Ubatuba, em direção ao Parque da Redenção, onde está programado um jantar rural com a paisagem da luz da lua cheia refletida na represa. A organização fará diversas dinâmicas com os caminhantes mirins em homenagem ao Dia das Crianças. Os organizadores recomendam aos participantes que levem lanternas.

A Caminhada Amorinha, em Ibaiti, com roteiro de 10 quilômetros, sairá da propriedade de Pedro Machado. Antes haverá um café da manhã. Depois, os caminhantes seguirão para a igreja da comunidade. A caminhada passará pela Curva da Taboa, Ponte do Carvoeiro, onde haverá ponto para descanso. Pouco depois, no Triângulo do Oto, os caminhantes podem aproveitar o pequeno rio para refrescar-se.

Os participantes passarão ainda pela Vinícola Bataer, onde terão a oportunidade de conhecer o processo de fabricação do vinho, sucos e polpas. O final da caminhada será na igreja da comunidade, onde será servido almoço rural embalado com modas de viola. Haverá ainda uma feira com produtos regionais.

ETAPAS ADIADAS – Devido aos recentes danos provocados pelas chuvas nas estradas de Cerro Azul, a caminhada prevista para domingo no município foi adiada. A caminhada que aconteceria em Bituruna também foi adiada para outra oportunidade.

O programa Caminhadas na Natureza no Paraná faz parte das políticas públicas de desenvolvimento rural e é coordenado pela Seab e Emater Paraná, com apoio das respectivas prefeituras municipais, Secretaria de Turismo, Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA e a ONG Anda Brasil.

Mais detalhes sobre o Calendário 2011 de Caminhadas na Natureza no Paraná podem ser obtidos no endereço eletrônico www.seab.pr.gov.br

Fonte: aen