Segundo xerife local, quase todos foram recapturados. Animais são criados por causa de sua valiosa pele.
Um grupo anônimo de ativistas pela liberdade dos animais assumiu a autoria de um ataque a um rancho de criação de visons próximo à cidade de Gifford, no estado de Washington, nos EUA, em que soltou de suas gaiolas cerca de mil animais dessa espécie nesta quarta-feira (12).
Parecidos com as doninhas, os visons são criados para o uso de suas peles, muito valorizadas. A prática gera revolta de defensores dos direitos de animais, que consideram uma crueldade a criação desse bicho simplesmente para tirar seu couro.
Um site que divulga ações desses ativistas publicou um comunicado anônimo dos supostos autores da ação contra o criadouro de visons. “Decidimos fazer isso não porque acreditamos que humanos vestirem peles seja inerentemente errado. Achamos que o desrespeito com que a indústria trata os animais é desprezível. Odiamos o fato de ter se tornado uma ‘indústria’ para a vaidade e para os ricos estarem na moda”, diz o comunicado.
O xerife da região informou que os donos do criadouro conseguiram recapturar quase todos os animais. Segundo ele, visons criados em cativeiro, quando soltos na natureza, morrem rapidamente.
Fonte: Globo Natureza
|