Você está em:
Notícias



Arco Norte é discutido em seminário de meio ambiente

Apesar de ainda não ter saído do papel, as discussões sobre o Projeto Arco Norte estavam na pauta de ontem na abertura do I Encontro Estadual de Conselhos do Meio Ambiente do Paraná, que acontece paralelamente com o Seminário de Mudanças Climáticas, no Hotel Sumatra, em Londrina. Marcelo Mafra, ex-diretor do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), realizou uma apresentação do projeto, que promete mudar todo o cenário econômico da Região Norte do Estado. Em contrapartida, o professor Marcelo Torezan, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), apontou os possíveis impactos ambientais causados pelo empreendimento.

Mafra explicou que a preocupação sobre os impactos ambientais em relação ao Arco Norte são legítimas, mas complicadas de serem discutidas neste momento sem o escopo do projeto definido. ""A visão de quem está atuando no projeto premia, certamente, o desenvolvimento sustentável. Mas são questões que ainda só foram tratadas de forma subjetiva.""

Até agora, o que se tem do Arco Norte é a possibilidade de um projeto de infraestrutura e transporte intermodal que inclui um aeroporto internacional de cargas e que deve influenciar diretamente o desenvolvimento das cidades de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana e Ibiporã. O custo giraria em torno de R$ 1,5 bilhão. ""Ele irá mover toda a cadeia produtiva, inclusive introduzindo novos segmentos. Porém, para haver toda a regulamentação destes empreendimentos, temos que olhar para a questão ambiental. O que se vislumbra é uma evolução econômica, social e também ambiental da região"", completa. A FOLHA não conseguiu contatar o professor da UEL para falar sobre o assunto.

A programação de hoje do evento trata dos temas mudanças climáticas e ecocidadania. Além disso, Fernando Barros, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), realiza uma palestra sobre a atuação da entidade na última década.


Fonte: Victor Lopes - folhaweb.com.br