Você está em:
Notícias



Pesquisa identifica São Paulo com a pior mobilidade urbana sustentável

Primeiro lugar é ocupado pelo Rio de Janeiro e o segundo lugar por Curitiba
O portal Mobilize Brasil lançou uma pesquisa sobre a mobilidade urbana sustentável nas principais cidades do país. Segundo a análise, a cidade com maior qualidade de transporte é o Rio de Janeiro, seguido de Curitiba. Nos últimos lugares estão Cuiabá e São Paulo.

O estudo avaliou a porcentagem de ônibus com acesso adequado para pessoas com deficiência física, a quantidade de pessoas que morrem em decorrência de acidentes de trânsito, a extensão de ciclovias, a razão entre renda média da população e o preço do ônibus e a razão entre número de viagens realizadas em veículos pessoais motorizados e as feitas em transporte público.

A pontuação da pesquisa foi feita em uma escala de 0 a 10, sendo 0 a pior nota e 10 a melhor. Os principais motivos tanto para São Paulo (3,3) como para Cuiabá (3,5) ficarem nas últimas posições é a presença excessiva do automóvel no espaço urbano. Já o Rio de Janeiro (7,9) ficou em primeiro exatamente pelo contrário: apresenta a utilização mais expressiva do transporte coletivo. A pontuação de Curitiba foi 7,0, apresentando a nota máxima no campo de acessibilidade do transporte coletivo.

O estudo Mobilize 2011 foi realizado pela equipa de jornalistas do Mobilize Brasil a partir de informações de órgãos governamentais, institutos de pesquisa, universidades e entidades independentes.

Fonte: Gisele Eberspacher Atitude Sustentável