Você está em:
Notícias



Depois de dois dias, baleia é desencalhada em praia do RN

Baleia-jubarte de 10 m de comprimento encalhou na última quinta.
Operação foi concluída por volta de 14h45.

Depois de dois dias tentando, equipes de resgate conseguiram neste sábado (22) devolver ao mar uma baleia-jubarte que tinha encalhado na praia de Upanema, em Areia Branca (RN). O animal, com 10 metros de comprimento e sem forças para nadar sozinho, foi arrastado cerca de 50 metros pela correnteza para a parte mais rasa da praia na última quinta-feira.

Segundo Ana Emília Alencar, bióloga e técnica do Projeto de Monitoramento de Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e técnicos, membros da Marinha e da Polícia Ambiental, aproveitaram a cheia da maré no início da tarde para desencalhar o animal.

“A gente cavou um canal profundo com uma retroescavadeira”, explica a bióloga. “Quando a maré encheu, a baleia foi removida com um rebocador, a mesma fita que vínhamos usando”.

Depois, botes acompanharam a baleia até uma parte mais funda da praia, onde as equipes sabiam que a profundidade era de pelo menos 5 metros. “A gente teve certeza de que ela seguiu no rumo certo do canal por volta de 14h45”, conta Alencar.

A bióloga diz ainda que os arranhões sofridos pela baleia não são graves e ela consegue nadar normalmente.

Fonte: GloboNatureza