Você está em:
Notícias



INSTITUTO DAS ÁGUAS: ESCRITÓRIO

Instituto das Águas terá escritório em Jacarezinho
Representantes do Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná) visitaram quarta-feira (9) a sede administrativa do campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp), para conhecer o espaço onde será instalado o escritório regional do órgão. O local também abrigará a gerência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Norte Pioneiro (CBH-Norte Pioneiro), que engloba 42 municípios da região.

“O novo escritório será parte importante do processo de descentralização dos serviços prestados pelo AguasParaná, uma vez que vai agilizar o processo de concessão de outorgas para uso da água, facilitando o atendimento à população”, explica o diretor-executivo do instituto, Everton Costa Souza. Segundo ele, espera-se formalizar o acordo e inaugurar a regional até o fim do ano.

Para a diretora do campus, a professora Ilca Maria Setti, a parceria com o AguasParaná será proveitosa para ambas as instituições. “A UENP está nascendo agora e temos interesse em atuar junto ao Comitê. Desse modo, estaremos participando ativamente de questões ambientais de interesse público, além de incentivar a produção científica na área de recursos hídricos”, afirma.

O chefe do escritório do AguasParaná em Londrina (responsável por atender o Norte Pioneiro), Fábio Pinto, incentivou a criação da nova regional. “Atualmente, quem requere uma outorga para uso de água na região precisa se dirigir à Londrina, para que então o processo seja encaminhado à Curitiba e retorne para Londrina após aprovado. Com o novo escritório, o atendimento à população será facilitado e a concessão da outorga poderá sair com maior rapidez”.

A chefe regional do escritório do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Londrina, Rosa Maria Gonzaga Baccon, explica que alguns processos de licenciamento ambiental exigem a outorga para uso de água emitida pelo AguasParaná.

Segundo o presidente do CBH-Norte Pioneiro, Alfredo Alemão, a instalação da gerência potencializará a participação das instituições de ensino da região no órgão. “Atualmente, a UENP conta com representatividade na plenária do Comitê. As universidades são peças importantes para debater as questões dos recursos hídricos e queremos valorizar essa parceria, podendo até mesmo criar cursos de pós-graduação na área”.

Fonte: Agência Estadual de Noticias