Você está em:
Notícias



PÁSSAROS: COMPETIÇÃO DE CANTO

Operação embarga competição de canto de pássaros no sul do Estado, documentação falsa foi encontrada no torneio
Um torneio de canto de pássaros foi interrompido por agentes ambientais do Ibama, neste final de semana. Dezessete multas foram aplicadas e pássaros foram apreendidos durante a intervenção. A competição acontecia em Iúna. R$ 21,5 mil foi o total de multas aplicadas pelos fiscais.

Segundo o coordenador da Operação, a ação ocorreu com apoio da Polícia Militar Ambiental, foram 20 animais apreendidos, todos da espécie Trinca-Ferro, que não está ameaçada de extinção, mas segundo estudos do Núcleo de Fauna do Instituto, por se tratar de um tipo de pássaros que possui dificuldade para se reproduzir em cativeiro, a situação destes pássaros já é considerada delicada. No ano passado esta espécie foi a segunda a segunda mais apreendida em quantidade, perdendo apenas para o Coleiro.

Dos animais apreendidos, 17 estavam apresentando anilhas falsas, ou seja, a documentação do animal, a "carteira de identidade" do mesmo estava adulterada e fora dos padrões do Ibama, outros três não possuíam documentação alguma e também foram apreendidos.

Os pássaros estão no viveiro do Escritório Regional de Cachoeiro e serão encaminhados, ainda nesta segunda feira (07), para o Cetas Espírito Santo, localizado em Barcelona na Serra.

Fonte: Ascom Ibama