Você está em:
Notícias



TARTARUGAS TEM NINHOS DANIFICADOS

Caminhonete danifica ninhos de tartaruga-marinha e é apreendida pelo Ibama na Paraíba
Agentes ambientais federais do Ibama, acionados pela Polícia Militar Ambiental, apreenderam, no último domingo (13), uma caminhonete na praia de Intermares, no município de Cabedelo, na Paraíba. O condutor do veículo foi autuado por danificar ninhos de tartaruga-marinha, espécie ameaçada de extinção, com multa de R$ 5 mil.

A caminhonete trafegava em área de preservação permanente, sobre dunas móveis, que são locais de postura de ovos das tartarugas. O veículo atolou próximo de ninhos de tartarugas-marinhas que estavam demarcados pela Associação Guajiru, que atua na defesa dos animais em parceria com o Projeto Tamar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A vistoria realizada no local pelos servidores do Ibama constatou que houve danos aos ninhos, motivando a autuação e a apreensão do veículo, da marca Nissan, o qual se encontra retido no pátio da Superintendência do Ibama, em João Pessoa.

O trânsito de veículos em dunas móveis é proibido pelo decreto 5300/2004. O Ibama adverte aos motoristas que, constatada esta conduta, será realizada a apreensão do veículo e multado o condutor, que também sofrerá processo por crime ambiental na Justiça.

Fonte: Ibama