Você está em:
Notícias



ABELHA SEM FERRÃO

Seminário discute criação de abelhas sem ferrão
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e a Emater-PR promovem no dia 25 de novembro, em Curitiba, o 5° Seminário Paranaense de Meliponicultura – “Salvemos as abelhas nativas do Brasil”. O evento contribui para o desenvolvimento da meliponicultura, que é a criação racional de abelhas nativas sem ferrão. São esperados produtores, estudantes, técnicos e pesquisadores dos setores público e privado, ambientalistas e ecologistas.

Entre os objetivos do seminário estão a divulgação da importância das abelhas nativas e a sensibilização da sociedade sobre a necessidade de preservação e conservação. Estão programadas palestras sobre a utilidade das abelhas sem ferrão como agentes polinizadores das florestas e cultivos agrícolas.

A primeira, sobre Conservação de Polinizadores, será feita pela especialista Marina Landeiro, do Ministério do Meio Ambiente em Brasília. A palestra seguinte será sobre Meliponicultura: criação, comercialização e transporte, com Octavio Mendes Wolney Valente, analista ambiental do Ibama, também de Brasília.

O engenheiro agrônomo Giorgio Venturieri, pesquisador da Emabrapa Amazônia Oriental em Belém (PA) falará sobre aspectos práticos da criação de abelhas Nativas do Brasil. O professor Osmar Malaspina, da Unesp de Rio Claro (SP) abordará em sua palestra o tema parâmetros físico-químicos propostos para o controle de qualidade do mel de abelhas nativas sem ferrão no Brasil.

Outra tema, a ser abordado por um técnico da Divisão de Inspeção de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, é o processamento e comercialização de produtos da meliponicultura.

O seminário termina com um painel sobre experiências de empreendimentos na meliponicultura paranaense, com a participação de membros da Câmara Técnica de Meliponicultura da Secretaria da Agricultura e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar (Cedraf).

O seminário contará com a participação do presidente do Confederação Brasileira de Apicultura, Jośe Gumercindo Correa Cunha, de Porto Alegre (RS). A entidade congrega também os meliponicultores.

O encontro acontecerá no auditório da Emater em Curitiba, na Rua da Bandeira, 500, bairro Cabral.

Fonte: Agência Estadual de Noticias