Você está em:
Notícias



EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Publicação orienta sobre educação ambiental em unidades de conservação
A Estratégia Nacional em Comunicação e Educação Ambiental (Encea) será lançada nesta segunda-feira (5/12), em Salvador (BA), pelo Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a  Secretaria de Meio Ambiente do estado da Bahia. O documento vai orientar a gestão compartilhada e participativa das unidades de conservação (UC) com diretrizes e propostas de ações para o aprimoramento de políticas públicas e programas de educação ambiental e comunicação em UCs federais, estaduais e municipais.

A Encea é resultado de demanda das conferências nacionais de Meio Ambiente, que deliberaram intensificar a educação ambiental nas unidades de conservação, desenvolver estratégias e programas participativos para as áreas protegidas e implementar o Plano Nacional de Áreas Protegidas e o Programa Nacional de Educação Ambiental.
No encontro na capital baiana, com dois dias de duração, gestores de todas as UCs debaterão a Encea com base nos princípios do Plano de Áreas Protegidas que trata da cooperação entre União, Estados e Municípios para o estabelecimento e gestão das unidades de conservação.

A publicação foi organizada pelo ICMBio e departamentos de Educação Ambiental (DEA) e de Áreas Protegidas (DAP) do ministério. O conteúdo reflete as contribuições de representantes governamentais e da sociedade civil com experiência nas áreas de Educação Ambiental e Comunicação. É uma ferramenta de consulta estratégica que orientará os trabalhos de proteção do patrimônio natural e promoção do desenvolvimento socioambiental.

Fonte: MMA