Você está em:
Notícias



Paraná conclui planos para desenvolvimento da maricultura

Estão prontos os Planos Locais de Desenvolvimento da Maricultura (PLDM) do Paraná – documentos que demarcam áreas com potencial para desenvolvimento da aquicultura nas baías de Paranaguá e Guaratuba. Os planos foram apresentados nesta terça-feira (5), no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, e agora serão discutidos em audiências públicas organizadas pelo Ministério da Pesca.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelo Instituto GIA (Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais) – composto por professores e estudantes da UFPR, além de representantes de várias outras instituições – e detalhados para técnicos e representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Administração e Previdência, da Emater, Marinha, Fiep, Força Verde e Secretaria de Patrimônio da União.

Os PLDM facilitarão o acesso dos pequenos maricultores e pescadores artesanais às águas da União, uma vez que o Estado está assumindo a responsabilidade e os custos de elaboração dos estudos ambientais.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, a aquicultura pode contribuir na melhoria da renda das populações de pescadores do Litoral, elevando o Índice de Desenvolvimento Humano na região. Segundo ele, o programa será estendido para todo o Paraná, principalmente ao Rio Iguaçu.

Um dos objetivos dos planos é a indicação de áreas para a implementação de parques aquícolas – “fazendas” voltadas para a produção intensiva de pescado. Essas “fazendas” serão divididas em lotes destinados ao cultivo de peixes, camarões, ostras, algas e outras espécies permitidas. Os parques aquícolas se destinam prioritariamente às comunidades locais.

Os PLDM paranaenses são divididos em duas partes, que abrangem os seguintes municípios: Complexo Estuarino de Paranaguá (Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá e Pontal do Paraná) e Baía de Guaratuba (Guaratuba e Matinhos).

O estudo permite o cruzamento de dados com outros programas do governo, facilitando a tomada de decisões e antecipando possíveis conflitos relativos ao uso destas áreas.

Instituídos oficialmente em 2005 pelo governo federal, os PLDM têm o objetivo de planejar o desenvolvimento da maricultura utilizando ferramentas de microzoneamento numa escala municipal e promover este planejamento para baías, enseadas, lagoas costeiras ou estuários.

Fonte: Agência Estadual de Noticias