Você está em:
Notícias



LONDRINA USA ÁGUA DO AQUÍFERO GUARANI

Aquífero Guarani começa a abastecer Londrina e região
O governador Beto Richa inaugurou nesta quinta-feira (08/12) dois poços no Aquífero Guarani, perfurados pela Sanepar para melhorar o abastecimento de água em Londrina e região. Serão extraídos 200 litros por segundo, o que representa acréscimo de 10% na oferta atual. A obra recebeu investimentos de R$ 15 milhões, entre perfuração e interligação ao sistema de fornecimento de água. A cerimônia foi realizada na sede do Iapar de Londrina, onde também foi anunciada a duplicação de 16 quilômetros da PR-445.

Os recursos investidos para a retirada da água a uma profundidade de mil metros são provenientes da Sanepar e do FGTS, via Caixa Econômica Federal. Os novos poços irão atender cerca de 80 mil pessoas. “Os poços são obras importantes que passam, já a partir de hoje, a oferecer aos moradores de Londrina e região água de qualidade para consumo”, disse o governador.

Os dois poços estão localizados na Vila Guarani, às margens do Ribeirão Jacutinga, na Zona Norte de Londrina, quase na divisa com Ibiporã. Atualmente, a cidade é abastecida por captações no Rio Tibagi (54%), no Ribeirão Cafezal (40%) e em poços no Aquífero Serra Geral (6%).

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, destacou os investimentos como marca da reestruturação da empresa de saneamento. Ele disse que a nova unidade de extração irá oferecer água de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, que define correção do pH de 9,7 para 7,0 e desinfecção com cloro gasoso. Ele citou outras duas obras que a Sanepar está contruindo em Londrina: a estação de esgoto, que terá 69 mil metros quadrados de coleta, e a conclusão, em 2014, da estação de tratamento Tibagi, que irá beneficiar 618 mil pessoas.

Para usar a água do aquífero é necessário resfriá-la. Com tecnologia inédita no Paraná, a Sanepar ergueu uma torre de resfriamento para diminuir a temperatura da água de 50 para 27 graus Celsius. Como a alta temperatura interfere em aspectos físicos e químicos da água, a redução é necessária para garantir a manutenção do sabor e odor do produto entregue ao consumidor, pois

O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul e ocupa uma área de 1,2 milhões de quilômetros quadrados, estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Fonte: Agência Estadual de Notícias