Tapajós é a floresta tropical mais pesquisada do país A revelação foi feita durante o I Seminário de Pesquisa Científica da Floresta Nacional do Tapajós, no Pará.
A Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no Pará, é hoje a unidade de conservação da categoria Flona com o maior número de autorizações de pesquisa no Brasil e a unidade de conservação com o maior número de autorizações de pesquisa na Amazônia. A revelação foi feita durante o I Seminário de Pesquisa Científica da Floresta Nacional do Tapajós, no Pará, que acaba de ser realizado por iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Coube ao coordenador do Sistema de Informação em Biodiversidade (Sisbio), Rodrigo Jorge, do Instituto Chico Mendes, e o coordenador de pesquisa científica da Flona do Tapajós, Dárlison Andrade, fazer o anúncio durante o seminário. Eles deram palestra sobre a importância da parceria que deve existir entre pesquisadores e ICMBio.
Ainda durante o evento, vários pesquisadores de instituições parceiras também proferiram palestra. O pesquisador, Ademir Ruschel, da Embrapa, falou sobre Os 30 anos de pesquisa da Embrapa na Floresta Nacional do Tapajós. Ele ressaltou a importância desses estudos para o avanço da ciência florestal na Amazônia. Já o coordenador do Programa LBA, Rodrigo Silva, discorreu sobre os resultados dos doze anos de pesquisas do programa na Floresta Nacional do Tapajós.
Fonte: EcoAgência
|