Você está em:
Notícias



CHINA INDENIZA PESCADORES

Tribunal chinês aceita pedidos de indenização de pescadores
O vazamento de petróleo poluiu mais de 6,2 mil quilômetros quadrados de água na baía, uma área cerca de nove vezes o tamanho de Cingapura, desde junho.

Um tribunal marítimo da cidade portuária de Tianjin, norte da China, aceitou na sexta-feira pedidos de indenização dos agricultores de aquacultura que acreditam que o vazamento de petróleo das plataformas operadas pela ConocoPhillips no Mar Bohai influenciou seus negócios. Os repórteres da Xinhua receberam as informações do Tribunal Marítimo de Tianjin. A gigante norte-americana em energias ConocoPhillps prometeu na semana passada iniciar um processo de indenização sobre os prejuízos causados pelo vazamento nas plataformas petrolíferas B e C do campo Penglai 19-3 na Baía Bohai, mas não revelou mais detalhes.

Ainda este mês, mais de 100 pescadores da Província de Hebei abriram um processo judicial contra a ConocoPhillps China, acusando o vazamento de petróleo de causar a morte de muitos mariscos e pepinos-do-mar e pedindo uma indenização no valor de 490 milhões de yuans (US$ 77,78 milhões). O vazamento de petróleo poluiu mais de 6,2 mil quilômetros quadrados de água na baía, uma área cerca de nove vezes o tamanho de Cingapura desde junho, quando surgiram reportagens sobre o acidente pela primeira vez, de acordo com um relatório de investigação divulgado em novembro.

A Administração Estatal dos Assuntos Marítimos informou no mês passado que as operações no campo petrolífero Penglai 19-3 violaram o plano de desenvolvimento da região e foram descobertas falhas no sistema de administração da ConocoPhillips China.

 
Fonte: EcoAgência