Você está em:
Fique por Dentro



ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Arara-azul-de-Lear - Anodorhynchus leari

É uma arara de porte médio, cujos indivíduos medem entre 70 e 75 cm. Possui um possante bico negro e a plumagem da cabeça e do pescoço é azul-esverdeada. O ventre é azul-pálido e o dorso, as asas e a cauda são azul-cobalto, sendo o anel perioftálmico em tom amarelo-claro.

Apresenta uma área nua, de formato triangular, na base da mandíbula, de coloração amarelo-enxofre, ainda mais clara do que a observada no anel perioftálmico. A espécie pernoita e nidifica em cavidades existentes nos paredões de arenito e sai da área de repouso ao amanhecer, partindo para as áreas de alimentação. No final da tarde, os bandos retornam aos seus abrigos, chegando logo após o pôr-do-sol ou ainda mais tarde.
O principal item alimentar é o coco da palmeira licuri (Syagrus coronata). Estima-se que o consumo diário de uma arara adulta seja de 350 cocos. O período reprodutivo está associado à época de chuvas, tendo início no mês de setembro e prolongando-se até abril. O período de eclosão dos ovos e o início da saída dos filhotes do ninho são de 87 dias. O macho e fêmea se revezam no cuidado parental.


FATORES DE AMEAÇA  Perda/degradação de habitat, tráfico ilegal

Fonte: ICMBios