Você está em:
Notícias



PESCA ILEGAL

Ibama e órgãos parceiros desmontam esquema de pesca ilegal em São Paulo

Um esquema de pesca ilegal em áreas proibidas foi desmontado e foram apreendidas três lanchas rápidas de recreio, petrechos de pesca de alto valor, como varas, molinetes e iscas artificiais importadas em três pontos diferentes da costa paulista. As multas aplicadas ultrapassaram o valor de R$ 200 mil reais e será encaminhado relatório ao Ministério Público Federal.

Nas últimas semanas o Ibama tem apoiado ações do ICMBio e Fundação Florestal na proteção de unidades de conservação marinhas do Estado de São Paulo, onde a pesca é proibida. As atividades também contam com a participação da Marinha do Brasil, Departamento de Polícia Federal e Polícia Militar.

O Ibama e órgãos parceiros detectaram que muitos turistas desavisados estariam embarcando em lanchas rápidas irregulares, visando a pescaria em alto mar, sem a devida licença de pesca amadora,  além disso, marinas que operam dentro da ilegalidade estariam agenciando e apoiando pescarias em áreas proibidas, como o arquipélago de Alcatrazes, a Laje de Santos, a ilha Queimada Pequena e plataformas de petróleo. A pesca em área proibida é crime ambiental, que pode gerar prisão em flagrante e apreensão de embarcação.


Fonte: Ibama