Você está em:
Fauna



Pardela de asa-larga - Puffinus lherminieri

Pardela de asa-larga - Puffinus lherminieri

 

É um petrel pequeno, com cerca de 65 a 70 cm de envergadura. A espécie apresenta o alto da cabeça e o dorso de cor marrom-escura; o lado da face, a garganta e o ventre, brancos; pés e pernas de cor rosada, com o dedo externo e a parte distal do tarso negros.
As coberteiras infracaudais são de cor marrom-escura. Os adultos freqüentam a colônia reprodutiva em julho, quando passam a pernoitar em seus ninhos. A espécie apresenta fidelidade ao ninho e ao parceiro, retornando a cada ano para reproduzir-se na mesma cavidade, com postura de um único ovo, depositado em agosto. O período de incubação varia entre 48 e 55 dias.
O filhote nasce em outubro, coberto por penugem cinza, e permanece sozinho no ninho durante o dia, sendo alimentado apenas durante a noite, período de maior atividade na colônia. Os filhotes deixam os ninhos em dezembro e levam cerca de oito anos para atingir a maturidade reprodutiva. Apresentam hábitos pelágicos e voo muito rápido. Alimentam-se de lulas, peixes e crustáceos. (MACHADO et al., 2008)


FATORES DE AMEAÇA  Turismo e espécies exótica introduzidas

Fonte: ICMBios