Você está em:
Notícias



Vaza proposta para dez metas verdes da Rio+20

O jornal britânico “The Guardian” teve acesso ao documento de 19 páginas que consta a proposta defendida pelo Brasil com os dez novos objetivos do desenvolvimento sustentável que serão discutidos na Rio+20.

Entre sugestões do Brasil, está a adoção de metas de desenvolvimento sustentável, a exemplo dos Objetivos do Milênio fixados pela ONU para os países em desenvolvimento. No caso dos objetivos de sustentabilidade, no entanto, a ideia é que eles valham para todos os países do mundo. O encontro a ser promovido pela ONU no RJ em junho irá se pautar neste rascunho, que é a primeira versão do documento.

O Brasil propõe que sejam dez objetivos, entre os quais a erradicação da pobreza, o empoderamento das mulheres e o acesso de todos aos recursos hídricos. Além disso, o governo quer que sejam adotados índices de sustentabilidade para referência de investimentos em bolsas de valores e o incentivo a financiamentos internacionais para projetos de cunho ambiental. Ganha força, também, a criação de medidas de redução de combustíveis fósseis e subsídios a fontes alternativas de energia.

A proposta de criar os Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável (SDGs, na sigla em inglês) não deverá vigorar antes de 2015. Porém, o documento deverá cobrir áreas consideradas como prioritárias, como oceanos, alimentos, energia, água, consumo e sustentabilidade. Os SDGs não vão substituir os dez Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, lançados em setembro de 2000.

O fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) será discutido na Rio+20, o que também é defendido pelo Brasil. Com sede em Nairobi, a agência poderá ganhar o mesmo nível de importância da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da agência para Alimentação e Agricultura (FAO).

 
  
Fonte: EcoAgência