Você está em:
Notícias



Operação do Ibama resgata pássaros ameaçados de extinção de cativeiros ilegais no sul do Espírito Santo

23 animais resgatados de cativeiros ilegais de fauna silvestre e mais de R$ 20 mil em multas aplicadas. Este foi o saldo da operação realizada pelo Escritório Regional Cachoeiro de Itapemirim (Erci) do Ibama. Dois dos animais apreendidos estão ameaçados de extinção.

Os animais resgatados vão para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Grande Vitória, no município da Serra. As aves vão passar por exames e serão readaptadas para serem devolvidas à natureza.

Todas as multas serão encaminhadas para o Ministério Público e os autuados, além da multa do Ibama, poderão responder a processo criminal.

A pena, conforme estabelecido no Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, é de seis meses a um ano de detenção e multa.

Os servidores do Escritório Regional do Ibama em Cachoeiro vão intensificar ações de fiscalização contra a manutenção irregular de animais da fauna silvestre, que causa desequilíbrio ambiental e propicia a propagação de doenças em seres humanos, tais como: amebíase, leishmaniose tegumentar, febre maculosa, leptospirose, tuberculose, febre amarela silvestre, hanseníase, entre outras.

Cabe destacar que o tráfico de animais representa fator de risco no que se refere a doenças emergentes e reemergentes à medida que propicia um contato direto entre o ser humano, o ambiente e o animal silvestre.

Além da possibilidade de transmissão de doenças, a criação irregular de animais silvestres está baseada na morte de 90% dos animais capturados na natureza haja vista que nove entre dez animais capturados irregularmente morrem pouco tempo após a captura.


Fonte: Ibama