Você está em:
Notícias



IAP autua agricultores que despejaram rejeitos de suínos em córrego

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Ambiental, com o apoio da Sanepar, identificaram terça-feira (17) duas propriedades rurais que despejaram os resíduos de suinocultura em córrego que afetou o abastecimento de água de Prudentópolis. Os pequenos proprietários foram autuados por danos ao meio ambiente e vão responder a processo administrativo no IAP.

As propriedades utilizam rejeitos provenientes da atividade agropecuária como adubo para a plantação de fumo. Segundo os proprietários, as fortes chuvas que ocorreram na região nos últimos dias fizeram com que as lagoas de recebimento desses resíduos transbordassem. Os dejetos caíram em um primeiro córrego, sem nome, que deságua no Rio Ponte Alta e que, por sua vez, se une ao Rio dos Patos, onde fica a estação de captação da Sanepar.

Segundo o chefe regional do IAP de Guarapuava, Arildo Ferreira, a situação ocorrida é mais um caso de acidente ambiental do que de crime contra o meio ambiente. “Somente essas duas propriedades não justificam o aumento tão alto e repentino do pH da água do Rio dos Patos. Por isso, nós vamos realizar uma ação em conjunto com a Polícia Ambiental para fiscalizar as propriedades que trabalham com a suinocultura em toda a região”, explicou.

A operação deve ser iniciada na próxima semana. Estima-se que existem mais de 30 locais que trabalham com suinocultura na região de Prudentópolis.


Fonte: Agência Estadual de Noticias