Você está em:
Notícias



Ibama entrega mogno para Iphan restaurar prédio histórico no Rio Grande do Sul

A Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul entregou, na última terça-feira (17), uma carga de 6,675 m³ de mogno serrado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A madeira será utilizada na restauração do Teatro Esperança, prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphae), no município de Jaguarão, localizado na região sudeste do estado, distante 365 quilômetros da capital.

O termo de doação da madeira foi assinado em dezembro do ano passado pelo superintendente do Ibama/RS, João Pessoa Riograndense Moreira Junior, e pela superintendente do Iphan/RS, Ana Lúcia Goelzer Meira.

Com a denominação original de Teatro Politeama Esperança, o atual Teatro Esperança foi inaugurado em 13 de janeiro de 1897, sendo considerado um dos mais antigos do estado. Construído sob a influência do estilo neoclássico, a edificação original contava com um depósito de carbureto, combustível usado para iluminação, e uma cocheira, situada juntamente à fachada dos fundos do teatro. Possuía acomodações para cerca de mil pessoas, na forma de arquibancadas, com conformação típica de teatro politeama (teatro que oferece grande variedade de espetáculos, como peças teatrais, cinema e circos). Está localizado na avenida 27 de Janeiro, no centro da cidade de Jaguarão, e constitui importante acervo cultural da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

Em 1990, foi reconhecido o interesse de preservação da edificação pelo estado, que promulgou o seu tombamento. Desde 1997, quando foi incorporado aos bens do município, encontra-se com suas atividades paralisadas. Durante o ano de 2009, com a inclusão do município no PAC das Cidades Históricas, foi possível viabilizar a execução da primeira fase do projeto de restauro do prédio. A madeira doada será empregada na segunda fase do projeto, que se encontra em andamento.

Conforme relatado pela superintendente do Iphan/RS, este tipo de doação é de fundamental importância, tendo em vista tratar-se de madeira nobre não disponível no mercado para venda, sendo que, mesmo que se encontrasse no mercado, o valor para aquisição por parte do Iphan tornaria a obra inviável.

A analista ambiental Manuela Schuch, da equipe técnico-administrativa e responsável pelo processo de doações, representou a Superintendência do Ibama no ato de entrega, no qual estiveram presentes o arquiteto José Geraldo Vieira da Costa, representando o Iphan, e Paulo Khader, assessor da Secretaria de Cultura do município de Jaguarão.


Fonte: Ibama