Você está em:
Notícias



Ministra do Meio Ambiente diz que Bolsa Verde pode beneficiar até 400 mil famílias

Ao abrir o II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, Izabella Teixeira traçou um panorama da agenda ambiental brasileira.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abriu na manhã desta quarta-feira (25) o II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente - Articulação Política pela Sustentabilidade, que ocorre no Fórum Social Temático 2012, em Porto Alegre. Para um público de cerca de 500 pessoas que lotaram o auditório do Ministério Público, ela abordou temas ligados à agenda ambiental  brasileira a partir da Rio+10, chegando as perspectivas para a Rio+20. Passou ainda pela discussão sobre a alteração do Código Florestal e a inclusão social. O encontro prossegue até sexta-feira (27).

Izabella Teixeira enfatizou os avanços que ocorreram na sua gestão, destacando a concessão do Bolsa Verde, programa federal lançado em 2011, que vem atendendo famílias extrativistas da Amazônia Legal. Ela disse que o programa beneficia atualmente cerca de 73 mil famílias, devendo chegar a 300 ou 400 mil famílias beneficiadas.

Em relação ao desmatamento ela foi enfática: "é inaceitável, intolerável que as pessoas continuem desmatando sabendo que isto é proibido". No seu entender, a agenda ambiental não está restrita apenas ao licenciamento e fiscalização, "é preciso crescer, incluir e proteger. Todo povo tem direito e obrigações, então temos de negociar e recolocar a agenda política na agenda ambiental, olhando à frente".

Já o governador Tarso Genro lembrou que água e energia são vitais para o meio ambiente atualmente. E saudou a presença do grande público no auditório: “aqui, no Fórum, se fundem grandes questões políticas, financeiras, econômicas e ecológico-ambientais”, disse ele.

Na abertura ocorreu uma homenagem "in memorian" ao ambientalista José Lutzenberger, ex-ministro do Meio Ambiente e ganhador do Prêmio Nobel alternativo, com o título de “Doutor Honoris Causa” da Academia Brasileira de Filosofia. A condecoração foi entregue a sua filha e sucessora, Lara Lutzenberger. “É preciso rever as nossas ambições de forma a não comprometer o equilíbrio ambiental do planeta”, disse Lara, presidente a Fundação Gaia.

Participaram do evento, entre outros, o prefeito da Capital, José Fortunati; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, deputado federal Giovani Cherini; o deputado federal Sarney Filho, um dos idealizadores do Fórum Social Mundial, Oded Grajew e a secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony.

Fonte: EcoAgência