Você está em:
Notícias



Ibama monitora trabalhos de contenção do óleo em Tramandaí/RS

O Ibama realiza hoje novo sobrevoo sobre o mar do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, no município de Tramandaí, para verificar a situação do vazamento de petróleo ocorrido na manhã desta quinta-feira (26) em um mangote de uma monoboia da Transpetro.
Pela manhã, o coordenador-geral de Emergências Ambientais (CGEMA), da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro/Ibama), João Antonio Raposo Pereira, que chegou a Porto Alegre na noite de quinta-feira para acompanhar o acidente, vai centralizar o monitoramento na sede da superintendência juntamente com o superintendente João Pessoa Moreira Junior e o diretor de Qualidade Ambiental do Ibama, Fernando Marques. Também devem participar do monitoramento e do acompanhamento representantes da Marinha do Brasil, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental e do Comando Ambiental da Brigada Militar.
De acordo com os coordenadores reunidos em Porto Alegre, a partir do monitoramento dos técnicos do Ibama no local do acidente, será elaborado um laudo com dados para análise da situação e procedimentos necessários, bem como para avaliar as medidas de combate e controle dos danos ambientais executados pela empresa responsável.
O vazamento, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da Transpetro, ocorreu durante uma operação de transbordo de petróleo de um navio para a monoboia 602, distante seis quilômetros da costa. A Transpetro possui duas monoboias no local: uma para descarga de derivados de petróleo e outra (a que apresentou vazamento) para descarga de petróleo.
Depois do sobrevoo de ontem (26), o coordenador de Emergências Ambientais da Superintendência do Ibama/RS, Kuriakin Toscan, verificou que a mancha de óleo possuía cerca de um km² e estava fragmenta e distante cerca de 800 metros da areia, entre a barra do rio Tramandaí e a plataforma de pesca.
Os técnicos da Transpetro prosseguem trabalhando na contenção e no recolhimento do óleo, que chegou à beira da praia no final da tarde desta quinta-feira. Durante toda a noite, cerca de 150 homens, coordenados pela Transpetro, fizeram a limpeza da areia.
Neste momento, o Ibama está concentrando seus esforços no acompanhamento das medidas dos planos de emergência. Somente após o controle da situação, serão tomadas providências de autuação e aplicação de multas.

Fonte: Ibama