Você está em:
Notícias



Paraná prepara-se para conferências de agricultura familiar

Técnicos e extensionistas da Emater e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento debateram nesta quinta-feira (2) temas que serão levados a encontros regionais, estadual e nacional sobre fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável e solidário. A reunião com o secretário da Agricultura em exercício, Otamir César Martins, foi em Curitiba e serviu para definir estratégias para os próximos encontros.
Também participaram gerentes regionais, chefes de núcleos regionais, diretoria da Emater, representantes da Delegacia Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e gerência estadual de operações da Emater. As conferências estadual e nacional devem ocorrer neste semestre. Serão 14 encontros territoriais e oito regionais, com participação do governo estadual, sociedade civil e agricultores familiares. O objetivo é levantar propostas para consolidar a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Pnater.
O Paraná tem, além da Emater, que é a instituição oficial de assistência técnica e extensão rural, outras 22 organizações não governamentais credenciadas pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – Cedraf. Otamir Martins afirmou que com uma política nacional estabelecida será ampliado o acesso dos agricultores aos serviços disponíveis. “Será uma oportunidade para a Emater discutir com outras organizações uma estratégia que evite o paralelismo e sobreposição de ações, garantindo atendimento a um número maior de agricultores familiares no Estado”.
O diretor-presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, acredita que os debates podem integrar a prestação de serviço. “Temos, em alguns lugares, sobreposição da ação dos diversos serviços enquanto se observa a ausência dele em outros”. As discussões serão orientadas por cinco eixos temáticos, sugeridos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - Condraf- e Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, do MDA. Os eixos tratam de assuntos como mecanismos para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, redução das desigualdades, gestão e financiamentos.
Os encontros regionais e territoriais também vão escolher os delegados que participarão da conferência estadual, que terá a participação de 270 pessoas. A conferência estadual será em Curitiba, entre 13 e 15 de março, e a nacional, de 23 a 26 de abril, em Brasília, onde participarão 517 delegados eleitos nos estados e Distrito Federal, entre os quais 34 paranaenses.


Fonte: Agência Estadual de Notícias