Você está em:
Notícias



Técnica de recuperação dos solos com aplicação de rochas entra em debate na terça

O uso de rochas como fontes de nutrientes para o solo, técnica conhecida como rochagem, será tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) na manhã desta terça-feira (7). A comissão vai discutir os benefícios da remineralização do solo por meio da aplicação de rochas, com o objetivo de recompor a riqueza mineral perdida por erosão, lixiviação e exportação de nutrientes pelas culturas.

Entre os debatedores estarão o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Cláudio Scliar; o coordenador do Projeto Xisto Agrícola da Embrapa Clima Temperado, Carlos Augusto Posser Silveira, acompanhado do pesquisador Éder Martins; os fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Rubim Almeida Gonczarovska e Mariana Coelho de Sena; a pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UNB) Suzi Huff Theodoro, e o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Curimbaba, Rafael Curimbaba Ferreira.

A audiência pública é iniciativa do presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). 

Novos debates

Além do debate, a comissão também apreciará oito requerimentos com propostas de atividades para 2012. Sete deles são pedidos de audiências públicas. Na lista, estão discussões sobre o Fórum Mundial da Água a se realizar na França em março, o vazamento de petróleo na bacia de Santos e os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá em junho deste ano, no Rio de Janeiro. Para a Rio+20 há também a proposta de criação de uma comissão externa, com doze senadores, a fim de representar o Senado Federal na conferência.

Entre os requerimentos há um pedido de explicações do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, sobre a denúncia de comercialização de papéis da dívida pública por preços acima do mercado no período entre setembro de 2008 e agosto de 2009, quando o sistema informatizado da CEF responsável por dados relativos aos papéis, esteve fora do ar.

Um requerimento do senador Ivo Cassol (PP-RO) também sugere uma audiência pública para que o cacique Almir Suruí, líder do povo Suruí, de Rondônia, conhecido militante na preservação do meio ambiente, exponha seu ponto de vista acerca da importância da convivência do homem com a natureza. O cacique foi incluído na lista das 100 pessoas mais criativas do mundo dos negócios do ano de 2010, promovida pela Revista Fast Company.


Fonte: Portal do Senado