Você está em:
Notícias



ONU faz alerta sobre gangues que estão roubando parte de geleiras

Em comunicado, na semana passada, organização alertou sobre o furto de 5 toneladas da geleira milenar Jorge Montt, no Chile, e parabenizou polícia do país pela prisão dos acusados.

As Nações Unidas alertaram sobre o perigo de uma nova atividade criminosa que pode piorar os efeitos da mudança climática: o roubo de gelo. Em comunicado, o escritório da Estratégia Internacional para Redução de Desastre, Unisdr, relatou o caso do roubo de cinco toneladas de gelo da montanha Jorge Montt, no Chile. Segundo agências de notícias, um homem foi preso após a polícia ter encontrado as cinco toneladas no caminhão frigorífico que ele dirigia, na cidade de Cochrane, no sul do país.

De acordo com o comunicado, o roubo de gelo para fins comerciais representa mais uma ameaça à geleira milenar situada no Parque Nacional Bernardo O’Higgins, na Patagônia. A área é considerada a terceira maior massa de gelo do mundo após a Antártida e a Groenlândia. O escritório da ONU parabenizou a polícia chilena pela prisão de integrantes da gangue. Segundo relatos da mídia local, o gelo estaria sendo roubado para ser servido com uísque a turistas, na região, e em bares de luxo da capital chilena, Santiago. A atração é a qualidade das pedras de gelo que saem diretamente do parque. A geleira Jorge Montt está derretendo a uma média de um quilômetro por ano, e por isso se tornou um dos maiores símbolos do aquecimento global.


Fonte: EcoAgência