Você está em:
Notícias



Ibama e prefeitura de Araricá/RS reintroduzem passeriformes em área rural de Araricá/RS

A sombra de pés de araçás, carregados de frutos vermelhos, foi o local escolhido por jovens alunos de três escolas públicas de ensino fundamental do município Araricá (distante 65 quilômetros de Porto Alegre/RS) para soltura de 24 pássaros apreendidos em uma ação de fiscalização realizada no final do ano passado em um bairro da capital.

O processo de reintrodução de passeriformes faz parte do plano de gestão do Centro de Triagem do Núcleo de Fauna da Superintendência do Ibama/RS. E, como destaca o superintendente João Pessoa Moreira Junior, o projeto-piloto foi feito em parceria com a prefeitura da cidade e com o acompanhamento da secretária de meio ambiente da Araricá, Karen Brenner, e do biólogo do município Gustavo Reich.

A expectativa da superintendência é de ampliar o projeto de reintrodução de espécies sempre em parceira com prefeituras e com enfoque na educação ambiental, utilizando recintos e observando especificações técnicas, entre as quais o monitoramento dos animais.

“O importante é que o local escolhido neste piloto (uma área verde na área rural da cidade) é um local protegido e o projeto está inserido dentro de uma atividade de educação ambiental da prefeitura”, destaca o analista ambiental Paulo Wagner, chefe do Núcleo de Fauna. Ele afirma que a reintrodução de animais resgatados pelo Ibama (e com capacidade de retorno à natureza) não entra em conflito com a destinação dos mesmos ao cativeiro “quando houver a necessidade”.

Em Araricá, foram soltos 24 pássaros, todos portando anilhas, do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para monitoramento pós-soltura (entre eles, canários da terra, pintassilgos, coleirinhos, azulão, tico-tico-rei, azulzinho e cardeais). “Os animais foram apreendidos todos no mesmo local, na residência de uma pessoa licenciada e que abusou do direito de possuir pássaros”, salienta Paulo Wagner. Além de anilhas em desacordo com as originais do Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passiformes (Sispass), o criador possuía passeriformes sem origem no sistema.

O processo de soltura foi realizado na tarde de terça-feira (14/02) e contou com a participação de 42 alunos de três escolas de Araricá que participam do projeto EcoFérias, da prefeitura municipal, que inclui ainda visitas a nascentes do rio Caraá (um dos formadores do rio dos Sinos) e trilhas ecológicas em Cambará do Sul, entre outras atividades.

Antes da soltura, eles sentaram em círculo em meio ao campo de futebol de grama da escola e escutaram por alguns minutos uma palestra sobre a importância do processo de reintrodução dos pássaros e da sua preservação na natureza, feita pelo chefe do Núcleo de Fauna do Ibama e pelo biólogo Gustavo Reich.

Depois, uma das alunas sugeriu a soltura dos pássaros junto aos araçás e as gaiolas foram abertas pelos próprios alunos. Durante todo o processo, eles interagiram e receberam orientação dos analistas do Núcleo de Fauna, Paulo Wagner e Cláudia Enk de Aguiar.

Fonte: Ibama