Você está em:
Notícias



Catadores devem retirar 65 toneladas de recicláveis no Carnaval de Salvador

O Carnaval já começou em boa parte do país e nos circuitos da folia de Salvador quase três mil trabalhadores atuarão como agentes ambientais, coletando cerca de 65 toneladas de material reciclável.

Eles fazem parte do projeto “Ecofolia Solidária: Trabalho decente preserva o meio ambiente”, que visa contribuir para a inserção socioprodutiva dos catadores e minimizar o impacto causado pelo descarte inadequado dos resíduos na festa.

Um dos principais circuitos da festa soteropolitana ocorre ao longo da orla, assim não é difícil encontrar lixo poluindo mar da cidade após a festa. Ano passado, o projeto coletou 63,1 toneladas de materiais nos circuitos da cidade. No entanto, segundo órgãos oficiais, o número gerado pelos foliões nos cinco dias da festa foi bem maior: 1.393 toneladas de resíduos sólidos.

Social

A iniciativa é realizada há nove anos e auxilia a regularização dos catadores no Carnaval, fornecendo uniforme, equipamento de proteção, alimentação e o contato direto com as fábricas de reciclagem, que pagarão pelo material coletado um preço acima do mercado.

Ao menos 2.800 trabalhadores que participam do projeto são independentes, ou seja, não pertencem a nenhuma cooperativa e vendem o material a preços irrisórios para atravessadores.

Segundo os organizadores, outras 300 famílias também serão beneficiadas, por meio da prestação de serviços de alimentação, costura do fardamento, monitoria em informática, entre outros serviços.

Além disso, o projeto combate o trabalho infantil na festa, uma vez não recebe materiais recolhidos por menores de 18 anos.

Fonte: Envolverde