Você está em:
Notícias



SEMINÁRIO TÉCNICO-AMBIENTAL DA 11ª RODADA REUNIU 460 PESSOAS NO RIO DE JANEIRO

O Seminário Técnico-Ambiental, que faz parte do calendário da 11a. Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foi realizado hoje (18/3), no Rio de Janeiro, com a presença de aproximadamente 460 pessoas, das quais 96 representantes de empresas petrolíferas, além de técnicos de órgãos ambientais estaduais e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  Também participaram o diretor da ANP Helder Queiroz, superintendentes e técnicos das áreas da Agência ligadas à rodada.
Na abertura do evento, a diretora-geral da Agência, Magda Chambriard, destacou a importância da licitação, que acontecerá nos dias 14 e 15 de maio, com a oferta de 289 blocos distribuídos em 11 Bacias Sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Tucano.
‘A rodada vai oferecer excelentes oportunidades para empresas de origem nacional e estrangeira, de todos os portes, interessadas em atuar no Brasil’, afirmou Magda Chambriard. Ela informou que estimativas apontam um volume de 30 bilhões de barris de óleo in situ (volume de óleo ou gás em uma determinada região, cuja extração depende de fatores de recuperação e que não pode ser entendido como reserva) nas bacias da Margem Equatorial incluídas na rodada, além de cinco bilhões de barris de óleo in situ na Bacia do Espírito Santo e cerca de 175 milhões de barris nas bacias maduras. A margem equatorial do Brasil é formada pelas bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar, todas classificadas como nova fronteira exploratória. As bacias maduras nesta rodada são: Sergipe-Alagoas, Recôncavo e a porção terrestre da bacia do Espírito Santo
Foram feitas, no seminário, apresentações técnicas sobre as áreas em oferta na 11ª Rodada de Licitações, Diretrizes Ambientais Terrestres, Diretrizes Ambientais Marítimas e sobre cada uma das 11 bacias onde estão localizadas os 289 blocos da 11a. Rodada.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ANP