Você está em:
Notícias



MMA abre série de encontros sobre Rio+20 voltada a servidores e gestores

Aspectos do conceito de "economia verde" foram debatidos nesta sexta-feira (7) no Ministério do Meio Ambiente (MMA). O evento foi o primeiro encontro de uma série de seis, denominada Manhãs Sustentáveis – Rumo à Rio+20 e promovida pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do MMA.

De acordo com a secretária Samyra Crespo, o objetivo da série é compartilhar conhecimentos e disseminar informações acerca da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para o período de 4 a 6 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. “Acho que é obrigação de todo gestor público conhecer os objetivos da Rio+20″, disse ao abrir o evento, que também contou com a participação do assessor extraordinário do MMA para a Rio+20, Fernando Lyrio; da coordenadora do PNUMA no Brasil, Denise Hamú; e do professor da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Guimarães.

Cada encontro da série tratará de um tema a ser debatido durante a conferência da ONU. Neste primeiro, os participantes puderam entender o conceito de ‘economia verde’ e o contexto internacional em que ele se insere. “É uma discussão bastante rica, mas também muito complexa”, resumiu Fernando Lyrio. Segundo ele, há países que ainda recusam a noção de uma ‘economia verde’ e não aceitam que as questões econômicas sejam misturadas com as ambientais.

O assessor extraordinário do MMA para a Rio+20 lembrou, ainda, que o tema da conferência é desenvolvimento sustentável, e não meio ambiente – o que acarreta o envolvimento de diversos outros atores, além de organizações ligadas à área ambiental. Lyrio explicou também que, além de ‘economia verde’, a Rio+20 vai debater a estrutura de governança para o desenvolvimento sustentável no âmbito das Nações Unidas.

Estudo - A coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil, Denise Hamú, apresentou estudo realizado pelo órgão sobre ‘economia verde’. A publicação, intitulada Rumo a uma Economia Verde, está entre as contribuições-chave do PNUMA ao processo Rio+20.

O relatório apresenta argumentos econômicos e sociais sobre o investimento de 2% do PIB mundial para tornar ‘verde’ setores estratégicos da economia, de forma a redirecionar o desenvolvimento e desencadear um fluxo público e privado rumo à baixa emissão de carbono e a um caminho de uso eficiente de recursos. “Estamos apostando muito nessa conferência”, contou. Denise disse esperar que durante a Rio+20 o Brasil reafirme sua liderança nas questões ambientais, inclusive na transição para economias mais ‘verdes’.

Crítico à utilização de conceitos vazios de significado prático, o professor da FGV Roberto Guimarães disse acreditar que, mais importante que esperar os resultados da Rio+20, é mostrar que a ‘economia verde’ já possui todas as bases para se tornar realidade – e, segundo ele, o Brasil pode exercer esse papel durante a conferência. “O Brasil não sabe o poder que tem. Somos a ‘bola da vez’. O mundo olha para nós como nunca antes”, argumentou.

Agenda - O segundo encontro da série Manhãs Sustentáveis – Rumo à Rio+20 está previsto para 21 de outubro e terá como tema “Rio+20 e Produção Sustentável”. O evento é aberto ao público em geral, mas é direcionando prioritariamente aos servidores e colaboradores do MMA.

Fonte: Maiesse Gramacho/ MMA