Você está em:
Notícias



Aberto em Londrina Seminário de Mudanças Climáticas

Foi aberto nesta quinta-feira (13), no Centro de Eventos do Hotel Sumatra, em Londrina, o Seminário de Mudanças Climáticas: Efeitos Econômicos e Ecocidadania. O presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Nilton Capucho, e o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Londrina (Consemma), Fernando de Barros, falaram na abertura do evento.

É aguardada a fala do Secretario Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Nazareno Iurk.

O seminário faz parte do 1.o Encontro Estadual dos Conselhos de Meio Ambiente do Paraná, que acontece nesta quinta e amanhã. O evento marca a comemoração dos 10 anos de funcionamento do Consemma/Londrina. A promoção é do Ceal e do próprio Consemma.

A programação inclui a palestra do jornalista Washington Novaes, do jornal O Estado de S. Paulo, que fala nesta manhã sobre "Como o Aquecimento Global afetará nossa vidas e o que podemos fazer para mitigar seus efeitos no dia a dia".

Ainda nesta quinta-feira, após o almoço, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa/Soja, José Renato Bouças Farias, engenheiro agrônomo com mestrado em Produção Vegetal pela UFPel, doutorado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorado em Modelagem e Simulação de Sistemas Agrícolas pela Unicamp e Universidade da Florida-EUA fará palestra sobre os "Efeitos do Aquecimento Global sobre a Produção Agrícola em nosso País".

A abertura deste primeiro dia teremos a fala que nos falará sobre a atuação do Governo do Paraná na área de mudanças climáticas e a participação das empresas.

À tarde haverá uma apresentação do Programa Londrina Verde, que conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Governo da República da Alemanha, Consemma, Promotoria do Meio Ambiente, IAP, SEMA Estadual e de várias outras entidades. O Objetivo do projeto é apoiar os pequenos produtores rurais na regularização ambiental de suas propriedades, em especial na reserva legal e matas ciliares.

No final deste dia haverá a apresentação do Projeto Arconorte, de importância econômica para o Norte do Paraná, pelo diretor de Desenvolvimento da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Londrina, Marcelo Mafra, e o contraponto do professor doutor Marcelo Torrezan, que discorrerá sobre os impactos ambientais deste empreendimento.

Nesta sexta-feira (14) haverá um grande encontro com os Conselhos Municipais do Meio Ambiente do Paraná. Segundo Fernando de Barros, "no Norte e Noroeste do Paraná, já há uma tradição de encontros periódicos, mas agora foram convidados todos os Conselhos do estado."

Fonte: Agência Londrix